Globo confirma telejornais para celulares mas não anuncia características do modelo dos programas

No post anterior, falei sobre os telejornais exclusivos para celulares que a rede Globo está preparando para o segundo semestre. A informação  foi confirmada oficialmente na quarta-feira (08/04/09) em coletiva à imprensa e ontem no final do programa Domingão do Faustão no anuncio da programação de 2009 da Rede Globo.

Havia prometido escrever mais por aqui sobre o modelo de telejornal que o jornalismo da Globo estaria preparando para os dispositivos móveis, mas até o momento não encontrei nada além da confirmação que teremos telejornais destinados aos celulares.

Em uma das falas de Fátima Bernardes no video de apresentação das novidades do jornalismo da Globo para 2009, a apresentadora anuncia o que seria a nota de abertura do Jornal Nacional para o celular.

Acho importante a Globo investir na marca do Jornal Nacional também para o celular, pois é o telejornal da TV mais assistido no Brasil e, em minha opinião, com uma liguagem apropriada à massa. Mas, como já havia mencionado na última postagem, é necessário uma linguagem exclusiva para os dispositivos móveis diferente da TV e, como também reforçado no comentário da Aline de Campos, a simples transposição do conteúdo deve ser superada a um modelo adaptado.

Este novo modelo de jornalismo é o que eu estou buscando em minhas leituras e pesquisas pela web. Por enquanto, não poderei fazer comentários sobre o modelo que a Globo está preparando, pois ainda não foram anunciadas as características, mas já começarei a postar nesta semana algumas inovações que julgo necessárias do modelo atual da TV para o da web e, por sua vez, para os celulares.

Minha primeira postagem desse tema apontará para as potencialidades e a necessidade do uso do hipertexto nesse novo modelo, principalmente, para atender a uma necessidade de imediatismo em que vivemos. Porém, não apenas a “necessidade” do tudo saber a todo momento, mas do saber do que queremos no momento em que desejamos. Como já discutido, a necessidade de controle ativo do internauta sobre o conteúdo consumido.

1 Response to “Globo confirma telejornais para celulares mas não anuncia características do modelo dos programas”


  1. 1 I Was Able to Lose Thirty Póunds in Only a Month quarta-feira, maio 6, 2009 às 12:15 PM

    Hi, nice post. I have been thinking about this topic,so thanks for posting. I’ll certainly be coming back to your blog. Keep up the good work


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




.:del.icio.us

Creative Commons License
Blog Web Research by Gilberto Consoni is licensed under a Creative Commons.

.:visits since 11fev08

  • 142,222

%d blogueiros gostam disto: