Informações da enchente de Santa Catarina podem ser obtidas nas mídias sociais

As mídias sociais da Web 2.0 têm contribuído para informar as pessoas que buscam informações sobre o caos gerado pela chuva ininterrupta em Santa Catarina que, até o momento em que escrevia esta postagem, já deixou um triste saldo de 84 mortes.

Busquei por informações na web sobre a situação e encontrei dois blogs que foram criados especificamente para a postagem de informações na cidade de Blumenau, uma das mais atingidas e com o maior número de vítimas fatais até o momento, um total de 20 mortos.

O blog intitulado de “Notícias de Blumenau” está sendo atualizado freqüentemente por 14 blogueiros

Noticias de Blumenau

Outra mídia social que conta com a colaboração de diversas pessoas, freqüentemente atualizada, é o serviço de micropostagens Twitter. Para acompanhar as informações, basta buscar pela tag #blumenau nos serviços agregadores.

twitter blumenau

O blog “Enchente em Blumenau” também foi criado para levar informações às pessoas que buscam por amigos, familiares e interessadas em saber da situação de locais específicos das regiões atingidas pela chuva. Acompanhei alguns comentários e vi que existem pessoas de outras regiões que estão obtendo informações importantes dos que estão na cidade.

Comentário no blog Enchente em Blumenau

Comentário no blog Enchente em Blumenau

As informações da cidade de Itajaí podem ser conferidas através do “Blog dos Desabrigados de Itajaí”, também criado exclusivamente para o acontecimento, que traz uma relação dos alojamentos que estão sendo mantidos na cidade.

Postagem que trata de um dos alojamentos

Postagem que trata de um dos alojamentos

Até mesmo o Orkut tem servido de meio para as pessoas se comunicarem. Na comunidade “Blumenau”, o número de posts nos tópicos do fórum da comunidade que tratam da enchente já chegam aos milhares.

Últimos tópicos do fórum da comunidade Blumenau no Orkut

Últimos tópicos do fórum da comunidade Blumenau no Orkut

Pelo o que acompanhei, grande parte das pessoas está incomunicável, pois estão sem telefone fixo, Internet e energia elétrica, mas há alguns internautas que conseguem postar por celulares ou outras tecnologias móveis.

Todas essas atitudes de informar, não apenas da imprensa institucionalizada, mostra a relevância dessas mídias sociais que contam com a participação da coletividade, principalmente, nessas horas em que as próprias mídias tradicionais não dão conta de tamanha demanda de informação. Portanto, se você está procurando informações sobre a chuva em Santa Catarina e não está encontrando nos portais de notícias, dê uma procurada nos blogs, no Twitter ou até mesmo em redes de relacionamento como o Orkut.

Poderia descrever e comentar várias possibilidades do uso dessas mídias, mas, pela gravidade da situação e em respeito às vítimas deste caos que se encontra Santa Catarina, apenas compartilho estes espaços que encontrei para aqueles que estão buscando informações deste triste episódio.

Que a chuva pare e a situação se normalize o mais breve!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




.:del.icio.us

Creative Commons License
Blog Web Research by Gilberto Consoni is licensed under a Creative Commons.

.:visits since 11fev08

  • 142,222

%d blogueiros gostam disto: