Mestrado em Jornalismo

Vi lá no GJOL que a UFSC divulgou o edital de seleção para a turma de 2008 de Mestrado em Jornalismo. Esta será a segunda turma do programa que teve sua primeira seleção no ano passado. Lembro de ler que esse era o único mestrado em Jornalismo no Brasil.

Veja abaixo as duas linhas de pesquisa do programa: 

  • Linha 1: Fundamentos do Jornalismo

Estudo dos pressupostos teóricos, princípios filosóficos, condicionantes e desdobramentos do jornalismo desde a modernidade. Privilegia-se nesta linha a observação do jornalismo como fenômeno específico dentro das sociedades complexas, com o objetivo de investigar sua fundamentação epistemológica e suas múltiplas dimensões conceituais. Considerando diferentes contextos espaciotemporais, a linha localiza o jornalismo em suas configurações como processo histórico e político, prática social, exercício ético e estético, mediação cultural, estratégia comunicativa, gênero de discurso e produção de conhecimento.

  • Linha 2: Processos e Produtos Jornalísticos

Estudos sobre o funcionamento do jornalismo a partir da análise de seus produtos e de seus processos de produção, com ênfase para as profundas mudanças porque passa a prática do jornalismo em decorrência da disseminação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas sociedades contemporâneas. Esta linha comporta pesquisas sobre os gêneros, formatos, conteúdos, linguagens, técnicas e tecnologias jornalísticas, assim como das organizações, políticas editoriais, rotinas, estratégias e mediações relacionadas aos seus processos de produção.

 

2 Responses to “Mestrado em Jornalismo”


  1. 1 Thalles Waichert quarta-feira, abril 30, 2008 às 1:04 PM

    gilberto, não entendi o que vc disse com “Esta será a segunda turma do programa que teve sua primeira seleção no ano passado. Lembro de ler que esse era o único mestrado em Jornalismo no Brasil.”

  2. 2 Gilberto Consoni quarta-feira, abril 30, 2008 às 2:36 PM

    Talles,

    Pelo o que eu sei, o programa da UFSC era até o ano passado o único do país, especificamente, voltado ao Jornalismo. A grande gama de programas que envolvem a área no Brasil, cerca de 50, são em sua maioria Mestrados em Comunicação.

    Lembro de ter lido esta informação em algum lugar no ano passado e também que o Mestrado em Jornalismo na UFSC teve início em 2007.

    Acho que era isso, não sei se respondi sua questão🙂


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




.:del.icio.us

Creative Commons License
Blog Web Research by Gilberto Consoni is licensed under a Creative Commons.

.:visits since 11fev08

  • 142,222

%d blogueiros gostam disto: