Moderação de comentários pode inibir a conversação

Quando estava preparando este blog, chegou um momento de sua configuração na plataforma WordPress em que tive de optar pelas questões de moderação de comentários. Tive dúvida de qual opção deveria escolher: a) deixar os comentários livres, sem qualquer tipo de moderação; b) moderar parcialmente, em que o autor do comentário precisaria ter um comentário previamente autorizado e depois poderia comentar sempre; e c) moderar sempre, em que todos os comentários deveriam ser autorizados, indiferente se o comentarista já havia sido moderado antes.

A minha escolha inicial foi a segunda, em que o autor deveria ser moderado uma única vez e liberar seu e-mail para futuros comentários. Optei por essa alternativa por dois motivos: evitar spams; e, principalmente, para ter conhecimento das pessoas que viriam a comentar. Isso tomando por base de que ninguém iria criar um e-mail falso para comentar. Por mais que saiba que existem fakes pela rede, não possuo uma audiência para tal preocupação.

Acontece que comento em blogs há alguns anos e tenho percebido que alguns seguem a mesma linha que eu escolhi, mas que há outros que você precisa ter todos os comentários moderados, indiferente se já havia feito um anterior que tivesse sido autorizado. Importante ressaltar que a maioria dos blogs não têm nenhum tipo de moderação, a não ser a necessidade de informar o e-mail que parece ser padrão da maioria dos blogueiros [acredito ser pela a mesma necessidade que tenho de saber com quem se está falando].

O fato é que essa questão dos comentários serem sempre moderados dificultam a conversação entre os comentaristas dos blogs. Por exemplo, você faz um comentário num post e outros os vão fazendo enquanto o autor do blog não está acompanhando. Então, quando o autor acessa a plataforma do seu blog irá autorizar todos os comentários [ou não] ao mesmo tempo e isso irá dificultar [praticamente impossibilitar] a relação de interação entre os visitantes do referido blog. Os comentários terão a possibilidade de se relacionar apenas com a postagem e interagir com o autor.

Vejo que o autor do blog perde um grande potencial ao moderar os comentários por completo. Pois, já vi e participei de muitos debates surgidos nas caixas de comentários de alguns blogs. Muitas vezes, os debates tomam um foco totalmente diferente do próprio tema do post, mas fica claro a sua importância e contribuição para o debate público.

Estou pensando em liberar totalmente a moderação de comentários do Web Research, mesmo que por enquanto seja necessário ter um único comentário aprovado para continuar comentando. Poderei continuar solicitando o nome e e-mail para saber quem está comentando, apagar os spams e lidar politicamente com os fakes, se surgirem.

Na verdade, nem deveria me preocupar tanto com isso com a audiência que tenho, mas a minha percepção veio de um outro blog que leio, de excelentes postagens, muitas vezes polêmicas, que dariam combustível pra bons debates. Acho que esse autor pode estar perdendo um espaço para discussão e evolução dos temas abordados em suas postagens.

Semanas atrás, fiz três postagens em cima de artigos que li sobre conversação através dos comentários que podem ser interessantes para quem deseja ler sobre possibilidades de interação e discussão existentes nos blogs. Os posts são “Conversação na Web é possível”, “Comentários possibilitam conversação” e “Comentários ocupam 30% da blogosfera“. Os três têm referências de alguns autores. Porém, nem todo o espaço de comentário irá gerar debates. A minha opinião de um dos motivos disso pode ser lida no post “Não Concordo” que publiquei em meu blog anterior.

3 Responses to “Moderação de comentários pode inibir a conversação”


  1. 1 Gabriela sábado, março 22, 2008 às 10:37 AM

    Liberar ou não todos os comentários vai depender do tamanho do blog, e do tempo que a pessoa dispõe para controlar os comentários. Tipo, por mais que não haja moderação prévia em alguns espaços, algum tipo de “moderação posterior” é sempre necessária. Blogs são espaços de autoria, pertencem a alguém, e fica feio, perante os demais, se esse alguém mantém no ar comentários difamatórios ou ofensivos (sem falar que sempre resta o risco de se envolver em processo judicial). Por outro lado, em não se liberar diretamente os comentários, perdem-se inúmeras oportunidades de iniciar conversações entre comentaristas…
    Não gosto do excesso de rigorismo imposto na Verbeat – não me deixaram tirar o CAPTCHA:/😛 – mas percebo o quanto isso contribui para manter tudo em ordem – os posts antigos costumam receber visitas de para-quedistas, que muitas vezes fazem comentários ofensivos.

  2. 2 Jackson Medeiros quinta-feira, março 27, 2008 às 10:54 AM

    Não creio que moderar comentários, mesmo sendo apenas o primeiro para liberação dos posteriores, seja o melhor caminho a ser seguido. Fakes sempre vão existir e o controle por endereço de e-mail não há nem como cogitar (eu mesmo nunca preencho meu endereço de e-mail verdadeiro nos comentários, até porque não julgo importante) e esses comentários podem ser apagados sem qualquer tipo de problema. Além do mais, quanto aos SPAMs, o WordPress tem, por padrão, ativado o plugin Akismet que, apesar de obviamente não ser perfeito, faz um serviço muito bem feito.
    Em minha opinião os comentários devem ser sempre liberados, fazendo com que a oportunidade de dabetes cresça bastante.

    Abraços!

  3. 3 Cler Oliveira sábado, abril 5, 2008 às 7:36 PM

    O Stand By (meu segundo blog) já existia em outra URL há um ano e até trocar de casa, tinha um número bem legal de visitação e comentários. Quando trocou de URL, logicamente, cai tudo. Nessa época decidi liberar os comentários. Me arrependi. Justamente porque às vezes o plugin não capta o SPAM que pode conter até virus. Mas o pior mesmo são alguns revoltados que começam discussões sem critério, xingar por xingar. Dai, o playboy perdeu.

    Acho que poderias colocar seu endereço de e-mail verdadeiro (ou abrir um para contato). Muitos blogueiros usam o endereço de mail do comentário (quando este é bacana) para fazer o network. Muitas vezes, a discussão/comentário, gera um elo entre blogs e sites que pode render além de network, grandes amizades entre pessoas com idéias em comum🙂
    Abraços.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




.:del.icio.us

Creative Commons License
Blog Web Research by Gilberto Consoni is licensed under a Creative Commons.

.:visits since 11fev08

  • 142,222

%d blogueiros gostam disto: