Cansado… Ditador Castro renuncia ao poder

O último líder comunista do mundo estaria cansado do seu próprio regime e estaria cedendo, ainda em vida, a abertura de seu país que há décadas caminha na pobreza de um embargo mundial? O fato é que Fidel Castro Ruz renunciou ao governo de Cuba e disse que não aspira e nem aceitará mais ser o chefe de estado.

O anúncio oficial foi feito em carta escrita de próprio punho pelo ditador que ocupou o poder por 49 anos nesta segunda-feira (18), às 17h30min do horário local. A íntegra da carta pode ser conferida neste link do site Prensa Latina.

A saída de Fidel Castro do poder não muda nada de imediato, mas a sua saída a 5 dias do parlamento escolher o novo chefe de estado deixa ao país a possibilidade de fugir do embargo mundial, principalmente norte-americano, já que Castro foi por anos considerado o inimigo político número 1 da Casa Branca.

O irmão de Castro que ocupa o cargo interinamente, desde que o ditador se afastou em 2006, não têm a mesma simpatia no partido. [Mas,] Raúl Castro Ruz não deverá ser nomeado [facilmente] o novo presidente e isso traz grandes possibilidades ao povo que está cansado do sofrimento de anos de isolamento econômico. [Já que Raúl desempenha uma política diferente do irmão].

Com a saída de Fidel Castro do poder, o processo de abertura de Cuba deverá ascender e pode ser que o próprio ditador já o quisesse, pois poderia continuar ocupando o cargo, mesmo que afastado, até a sua morte. Mas, antecipa a história e poderá ver em vida mudanças em seu país que ele próprio lutou décadas contra, que é a instauração do regime capitalista em Cuba.

O fato é que mais um regime comunista pode estar se encerrando com a era Castro e tendendo ao capitalismo, pois há alguns anos que Cuba desenvolve seu turismo e trabalha para receber investimentos externos em prol do desenvolvimento econômico.

Se o caminho do capitalismo é o correto, saberemos daqui a alguns anos. O certo é que esse regime é mais livre, onde as pessoas exercem melhor seu direito de cidadão.

A própria China, que mesmo continuando comunista, já apresenta grandes melhorias nesse sentido de liberdade ao migrar ao capitalismo. Pena, que parece que sua crescente economia possa estar entrando em recessão depois de anos, já que a inflação por lá não para de crescer.

2 Responses to “Cansado… Ditador Castro renuncia ao poder”


  1. 1 Francisco Arlindo Alves terça-feira, fevereiro 26, 2008 às 1:17 AM

    Acho que as experiências de comunismo colocadas em prática não foram democraticas. ( um comunismo democratico pode até existir em alguns teorico mas nunca pode ser provada na prática).
    Mas da mesma forma que comunismo não em termos signficado é igual ditadura. O Capitalismo também não igual a democracia ou liberdade.
    Com certeza já existiram regimes capitalistas muito menos livres e violentos do que o regime de Castro. Tal como a fase marcartista americana onde foram expurgados milhares, ou nos regimes militares na america latina, ou até mesmo na China onde cada vez mais controlam a internet e outros meios de comunicação.

  2. 2 juliana quarta-feira, julho 28, 2010 às 9:31 AM

    Achei isso rediculo por que o que eu quero nao tem nessas respostas favor preucurar essas respostas


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




.:del.icio.us

Creative Commons License
Blog Web Research by Gilberto Consoni is licensed under a Creative Commons.

.:visits since 11fev08

  • 142,222

%d blogueiros gostam disto: