Conhecendo o Web Research

Faz algum tempo que eu estava querendo fazer um novo blog para postar com mais freqüência sobre os temas que eu gosto e que estudo, que envolvem a comunicação e a informação na Internet. Isso se torna possível a partir de agora que iniciarei o meu mestrado e irei poder me dedicar exclusivamente à vida acadêmica. O blog anterior permanecerá no ar como forma de arquivo do tempo da graduação, quando descobri o quanto se pode compartilhar informações e se aprender com os blogs e, principalmente, quando passei a me interessar em participar de pesquisas científicas. Nessa primeira postagem, não farei qualquer apresentação pessoal por já estar na área about, mas seguirei a tendência de todos e irei apresentar o blog “Web Research: comunicação e informação na web”.

  • Projeto Gráfico
Preocupei-me em criar uma certa identidade para o blog em um design limpo, para que a leitura seja agradável aos visitantes. Os serviços na barra lateral foram dispostos na importância que julgo ser de interesse da maioria, com o objeitivo de facilitar o acesso às postagens e informações buscadas nesse espaço. Para isso, visitei outros blogs e tentei seguir a tendência desses outros blogueiros que costumo acompanhar.
  • Áreas
Um dos motivos que me levou a migrar para a plataforma WordPress foi a possibilidade da criação de áreas. Pois, queria ter a possibilidade de estar podendo dispor outras informações nesse espaço que não só as postagens propriamente ditas de um blog. Como é o caso dá área PDFs, onde estarei veiculando a minhas participações em produções científicas, com o objetivo de receber contribuições e críticas de quem por aqui passar e se interessar em compartilhar suas opiniões. As áreas estão acima e já possuo o projeto pessoal de outras que me parecem ser interessantes, mas que por enquanto não estarei divulgando, pois não tenho idéia ainda da disponibilidade que terei para as manter atualizadas e, também, porque irá depender de certa viabilidade técnica. Conforme for, estarei divulgando em breve.
  • Serviços
Na barra lateral do Web Research dispus alguns serviços com facilidades como a possibilidade de inscrever-se no sistema de RSS ou na Newsletter do Web Research, para quem preferir receber as atualizações por e-mail, no Skype ou, até mesmo, no Twitter. Nessa mesma barra, você poderá acompanhar as postagens mais lidas e os últimos comentários feitos pelos visitantes. Há ainda, o sistema de busca e a listagem das categorias e tags das atualizações do blog.
  • Categorias e Tags
A classificação do conteúdo é algo que terei uma dedicação especial e por isso tentarei abranger o máximo de temas em poucas categorias e tags. Assim, quem desejar fazer alguma associação entre as postagens dos conteúdos publicados terá mais facilidade de compará-las. Por isso, estarei me informando também das tags que vêm sendo utilizadas pelos outros blogueiros, para que possam ser feitas associações com outros blogs em serviços externos como, por exemplo, o Technorati.
  • Comentários
Como mencionado mais acima, um dos principais motivos do Web Research será compartilhar informações e, por isso, todas as áreas do blog contam com espaços para comentários. Espero poder contar com a participação dos visitantes sempre que desejarem comentar.
  • Creative Commons
O objetivo desse espaço é estritamente acadêmico. Por isso, todo o seu conteúdo está disponível para o seu uso seguindo a licença Creative Commons inscrita. Através desse blog, espero poder contribuir e compartilhar com os visitantes um pouco do que venho estudando.

3 Responses to “Conhecendo o Web Research”


  1. 1 Gabriela segunda-feira, fevereiro 11, 2008 às 8:37 PM

    Aee, finalmente!
    Bem-vindo de volta à blogosfera!😀 E boa sorte nessa nova fase da tua vida e do blog🙂

  2. 2 L@uR!nh@ terça-feira, fevereiro 12, 2008 às 2:52 PM

    Ah… É tu!!!🙂
    Tah bunito, o blog novo… Bjoks

  3. 3 Gilberto Consoni quarta-feira, fevereiro 13, 2008 às 9:49 AM

    Gabi, sabes o motivo de eu só ter publicado o blog agora :p Valeu pela sorte na nova vida. Tu sabes o quanto eu queria isso😀

    Laura, que bom que achasse o blog bonitinho, esperamos que tenha conteúdo também😀


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




.:del.icio.us

Creative Commons License
Blog Web Research by Gilberto Consoni is licensed under a Creative Commons.

.:visits since 11fev08

  • 142,222

%d blogueiros gostam disto: